Em qual linguagem programar?

duvidaling.png

Essa dúvida deve afligir muitas pessoas que estão iniciando na área de desenvolvimento de sistemas, eu estou indo para o terceiro semestre na faculdade de Ciência da Computação e ainda não escolhi que área seguir, certamente irei ficar com engenharia de software, afinal desde os meus 15 anos mexo com programação.A faculdade não tem ajudado muito a escolher uma linguagem na qual eu deva me entregar e estudá-la por completo, maioria dos alunos que lá estão, vêem em Java como sua linguagem mãe e essa não me empolga tanto (exceto pelas exigências do mercado).

Mesmo acreditando que todo programador tem sua linguagem mãe, penso também que ele deve ser diversificado, e enquanto na escolho qual é a minha vou me diversificando hehe! 😀

Eu iniciei com programação amadora, comecei no mircscript (é!!! Aquilo não é um cliente IRC simples, tem até uma linguagem própria :D), e foi com ela que comecei a me interessar por programação e assuntos ligados a TI, no entanto no começo era tudo diversão, aprendi bastante com ela a trabalhar minha lógica e outros aspectos fundamentais para um programador, mas agora que estou precisando aprender novas linguagens estou em dúvida na qual deva me dedicar.

Na faculdade de CC no primeiro semestre aprendi o basicão de C, na verdade aquilo é mais pra ensinar lógica de programação fundamental e não a linguagem, mas foi bem proveitoso, pois fiquei conhecendo a sintaxe e como trabalhar com C, depois de ter brincado muito com ela fui tentar fazer algo usando GUI no Windows, pareceu um pouco trabalhoso e então fui ver C++, conheci então wxWidGets e fiz algumas aplicações simples usando “janelinhas”, gostei é bem simples, lembra a swing do Java. Falando em Java eu iniciei uma cadeira de POO no CEFETCE quando ainda fazia telemática lá e ajudou ainda mais entender alguns conceitos que não compreendia do C++ e da wxWigGets que é totalmente baseada em orientação a objetos.

Agora no segundo semestre fui apresentado ao tão famoso Assembly na disciplina de software básico, foi proveitoso pelos conceitos que aprendi através dela e pela diversão, mas não é uma linguagem que pretendo aprofundar (quem sabe? Vai que mudo de idéia.) . Também conheci Haskell e o paradigma funcional, coisa bem diferente do que estava acostumado, mas achei muito interessante.

Já tinha feito um curso de VB6, mas programação usando editor visual nunca me chamou atenção, então larguei de mão. Nos últimos meses tenho olhado muito sobre desenvolvimento web. Linguagens como PHP, JavaScript e alguns conceitos que vi, como padrões web me deixaram interessado, principalmente a parte divertida do xHTML+CSS.

Linguagens de marcação como html e xml quando conhecia só por cima não achava muito interessante, mas depois que comecei a olhar xml direito, vi que é algo que todo programador é obrigado saber. Impressionante como tudo que é inteligente, moderno e fodão mesmo, tem pelo menos um pouquinho do xml. É como Linguagem de consulta estruturada, todo programador tem que saber disso!

Muito tenho visto falar sobre python e ruby, e sobre o apoio das grandes empresas da área de TI pra essas duas linguagens interpretadas, a primeira achei muito interessante pela sua simplicidade e suas semelhanças com os pontos positivos da linguagem haskell, como as tuplas e suas listas. Ruby gostei muito da sintaxe, mas ainda não a olhei direito.

Outra coisa que estão falando muito é do uso plataforma .NET, na verdade conheço pouco dela, mas pelo o que li no wikipédia parecer ser vantajoso, preenchi o formulário de inscrição do S2B da microsoft que irá falar justamente dessa plataforma, se for aceito pode ser que futuramente eu faça um post sobre ela com mais autoridade! 😀 Acho que se quiser falar dela vou ter que estudar só como sempre fiz!

Minha dúvida continua e como disse, enquanto isso vou conhecendo novas ferramentas e tecnologias, afinal para cada problema existe uma que resolve de forma mais simples, quantas mais eu conhecer melhor.

6 thoughts on “Em qual linguagem programar?

  1. Foi_Mal

    Boa, mal vejo a hora de passar em ciências da computação ;D, 3ºEM ainda hauhahau, o mIRC ta formando muitos programadores ahuahuah lol, massa o blog, boa sorte velho.

  2. fabiocerqueira

    =D hehe Boa sorte nos vestibas da vida, grande Foi_Mal. E é verdade mesmo, muita gente boa está saindo do mIRC pra faculdades na área de TI e isso ajuda muito. A maioria dos alunos que passam pra Ciência da Computação ou afins nunca programou ai fica com dificuldade em disciplinas que eram pra ser diversão =D

Deixe um comentário

