Avanços da Robótica

q1expo.jpgA Robótica sem dúvida é uma área que avança muito rapidamente em diversas áreas da ciência, mas como tudo que é inteligente pode ser burro se não for usado com ética e responsabilidade, e isso não é diferente quando estamos falando da robótica.

Enquanto toda essa tecnologia era usada apenas para fins de automação do processo industrial a única reclamação era o desemprego estrutural, mas com os avanços nas últimas décadas o uso de robôs tem sido aplicada em várias áreas como: astronomia, agricultura, oceanografia, medicina, indústria, lazer, como pets, tarefas domésticas e outros. O que me preocupa é o uso dessa tecnologia de ponta na guerra.

Hoje enquanto navegava pelo portal terra li essa notícia: “Robô mata 9 e fere gravemente 14 em teste militar.”. Fiquei impressionado com a capacidade mortal que o Oerlikon GDF-005(Robô do acidente) tem, que mesmo que por acidente foi capaz de tanta destruição, fico imaginando o que isso pode fazer se ordenado.

Vendo tudo isso lembro-me das 3 leis da robóticas escritas no livro “Eu, Robô” de Isaac Asimov. Apesar de ser um livro de ficção científica escrito em 1950, suas leis são coerentes até hoje, mas pelo o que vejo a indústria bélica não liga muito para elas. Segue abaixo as leis.

  • 1ª lei: um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por inação, permitir que algum mal lhe aconteça.
  • 2ª lei: um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, exceto quando estas contrariarem a primeira lei.
  • 3ª lei: um robô deve proteger a sua integridade física, desde que com isto não contrarie as duas primeiras leis.

E em 1984 foi adicionada pelo próprio Asimov a quarta lei.

  • 4ª lei: um robô não pode causar mal à humanidade nem permitir que ela própria o faça.

roboguerra.jpgNa guerra do Iraque os EUA está usando 3 robôs armados com metralhadoras M249 para fazer patrulha pelos território iraquiano ocupado. Israel também já tem robôs de guerra faz algum tempo, antes usados para o desarme de bombas, agora também para ataque.

Outro fato que acho interessante é cada vez mais a tentativa de tornar os robôs mais humanos, seja pela sua inteligência artificial ou pelas suas características humanóides. Essa semana também no portal terra li sobre casamento entre humanos e robôs que um pesquisador(David Levy) diz que acontecerá ainda neste século, coisa que não duvido. Segundo ele: “Pode soar meio estranho, mas não é. Amor e sexo com robôs são inevitáveis”. Os mais religiosos devem achar que isso é coisa do capeta, mas é o que está acontecendo e não há como retroceder.

O avanço continuará, só espero que as autoridade mundiais reúnam-se para definir regras e leis formais para a robótica através de tratados.

Referências: wikipedia, portal terra

Veja mais notícias sobre robótica em: Inovações Tecnológicas

Anúncios

20 thoughts on “Avanços da Robótica

  1. fabiocerqueira

    Direito humanos para robôs seria bem louco isso, quanto mais “sentimentos” forem colocados dentro das maquinas mais complicado ficará essa relação

  2. Leandro

    O acidente com o Oerlikon GDF-005 me lembra uma infinidade de filmes, e que, parece que os filmes estão virando pouco a pouco realidade: Runaway – Fora de Controle, Exterminador do Futuro, Robocop e assim por diante. Foi inevitável elas tirarem nossos empregos, e agora tiram nossas vidas. Impressionante embora seja um fenômeno ainda raro…

  3. Alguém

    Err… O tal “robô assassino” é um canhão que foi modificado pra atirar automaticamente (não é o da foto), o acidente foi que o canhão atirou pra todo lado sem controle causando os danos acidentalmente; não “mirou e atirou” como a mídia sensacionalista deixa passar. Pelo que entendi não é muito diferente de quando uma bomba explode antes da hora, um defeito e as consequências dele.

    Trata-se de um malfuncionamente de uma arma de guerra, como quando um explosivo detona antes de ser usado…

    Aliás, a destruição causada por ele é porque não é o robozinho da foto, é um canhão anti-aéreo.

    A notícia mais detalhada…
    http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=3651

  4. fabiocerqueira

    Alguém, não disse em nenhum momento que o robô mirou e atirou, não disse que o robô era o da foto, e que ele era assassino =D

    Ler o texto antes de comentar ajuda a fazer comentários coerentes =D

  5. Alguém

    Eu li, não disse que estava escrito assim, mas que o pessoal interpreta assim da forma que foi escrito… Se você reparar muitos pensam em robocop ou exterminador do futuro e eu estou esclarecendo pra pessoas como o Leandro e não pra você…

  6. Alguém

    Por nada, depois de ver o robô bebê CB2 procurei por informações sobre como anda o próximo robô e encontrei seu blog.

    Comentei sobre o incidente porque a mídia sensacionalista passa a informação como se fosse um filme de ação e a notícia corre solta sem as partes que deixam claro ter se tratado de um acidente e não um homicídio por parte de um robô revoltado.

  7. Márcio Brito

    algo interessante seriam os cenários de Exterminador do Futuro e/ou Matrix;
    vendo os filmes, pode parecer coisa de ficção, mas estamos cada vez mais perto da IA consciente. Quer queira ou quer não, somos uma máquina biológica e que com certeza poder ser copiada (mas não será fácil). Porém, a partir disto não há como prever absolutamente nada.

    Será q haverá mesmo o famoso apocalipse? Ou viveremos todos felizes entre humanos, máquinas, familias mistas e etc?? De qq forma, não sou contra os estudos, pelo contrário, como engenheiro creio que os avanços devem ser conítinuos, mas estudados e aplicados com extrema cautela.

  8. sem nome

    eu acho até legal os robos terem mais opções e tudo…só onde se refere a usa-lo como objeto e maquina de trabalho,mas casar e ter relaçoes com um robo é algo totalmente pervertido.
    apesar disso os robos com mais “liberdade”sao inevitaveis,ja que se inventarem todos vao comprar.como as industrias fabricantes de robos sao muito gananciosas,vai acontecer nais cedo ou mai tarde.

  9. Beatriz castro :)

    Eu botei seu texto e seu blog como referencia no meu trabalho. Embora não seja um texto escolar é interessante dividir críticas e elogios do ângulo de um pessoa mais velha que tem a opinião já formada e uma perspectiva muito mais elaborada do que a de alunos da 5º série.

    Obrigado!

  10. Antony Romeo

    A coarta lei diz: Um robo não pode facer mal a humanidade “Nem permitir que ela propiá o faça”.
    Emtao, como um robo faria para nao permitir que a humanidade se faça mal si ela nao pode mandar em um humano, nao pode ferir nem desobedeser um humano?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s