mIRC Script – Conceitos básicos e ambiente de programação

Como prometido estou começando agora o tutorial de mirc script. Já que o público alvo desse tutorial é tanto para quem está iniciando na linguagem como também para programadores experientes nela, eu começarei explicando do básico.
O mIRC Script é uma linguagem de programação interpretada que vem integrada ao cliente de IRC, mIRC. Desenvolvida por Khaled Mardam-Bey, essa linguagem de alto nível pode ser usada para criação de rotinas, addon e scripts completos. veja mais

O que é preciso?

Para programar em mirc script só é preciso o interpretador (o próprio mIRC) e um editor de textos simples e vontade de aprender.

Para fazer o download do mIRC acesse: www.mirc.com

Você pode obter conteúdo e conhecer mais programadores na linguagem no IRC na rede BrLink no canal #Script, onde atualmente dou suporte a linguagem.

Conhecendo o ambiente.

A programação em mirc script pode ser feita usando o editor do próprio mirc como também outros editores (exemplo: bloco de notas). Nessa parte do tutorial irei mostrar a interface do mirc e do seu mirc editor.

A imagem abaixo mostra a toolbar principal do mirc e o que realmente será importante para programação.

img1_tb_main.png

O que realmente vai nos importar é esse botão, ou mesmo o seu acesso através do teclado pelo atalho ALT + D. No qual através de suas abas você poderá acessar popups(ALT + P), remotes(ALT + R), users e variveis.

img2_mirc_editor.png

A imagem acima mostra o remote acessado através do ALT+R, nessa parte do editor juntamente com variables se resume toda a programação, pois como é visto na imagem temos um alias dentro do remote e assim também é possível fazer com menu popups (mais na frente o que você não entendeu desse parágrafo será claro).

O mirc script por ser uma linguagem de script pode ser facilmente executada em linha de comando, para isso usamos as janelas de status, canal, pvt ou qualquer outra que tenha editbox pode ser usada. A imagem abaixo mostra a janela de status executando o comando echo que exibe na tela o texto passado como parâmetro.(Função echo será detalhada futuramente).

img3_janela_status.png

A vantagem de poder executar comandos em linhas de comando é a praticidade pra realizar testes simples de forma rápida, uso muito esse recurso hoje em dia para testar alguns algoritmos mais simples que crio.

A parte do ambiente acho que ficou clara e como não poderia deixar de ser o tradicional “hello world”!

Abra o remote Alt+R, e digite nele:

on *:start: { echo -s Hello world! }

Feche e abra o mirc para ver o resultado. Se você for curioso aperte F1 e olhe no help o que cada palavra dessa faz. 😀

  • Para alguns, o que foi visto até aqui não é novidade, espero paciência da parte desses. Em breve novidades.
  • Qualquer correção, dica de adição ao conteúdo desse tutorial ou dúvida, deixe-me um comentário que tentarei atender de forma mais breve possível.
Anúncios

12 thoughts on “mIRC Script – Conceitos básicos e ambiente de programação

  1. fabiocerqueira

    Pois é! estou deixando esse material para que a linguagem não caia no esquecimento aqui no Brasil e assim crie novos programadores desde cedo!

  2. cilene

    eu nao entendo nada desse mundo, mas acho que quem escreve tutorial deve mesmo comecar pelo basico. Parabens por essa decisao. Ja li muito coisa que nao entendi nada por ai. e nao sou burra NAO, rs. Mas acho que quem escreve tutorial nao sabe ensinar ai fica dificil para os leigos.

  3. N. Max

    Heitah veios e bons tempos d Irc, e Icq das antiga.. Esses dia tava passano por uma lan e vi todo mundo no msn e orkut no meu tempo era a galera toda no irc, hj em dia o povo so sabe mexer em coisas ja confguradas tipow nem conhecer linguagens basicas sabem.. ms e isso aew to pensano vo s me lembro qlqr coisa posto aqui um tuto d bot pro irc…. tuto ta legal continue assim… vlws

    • fabiocerqueira

      Augusto, infelizmente eu não estou escrevendo mais sobre mirc script faz alguns anos, agora divulgo a linguagem Python para quem desejar entrar e se aprofundar no mundo do desenvolvimento de software 😀 http://python.org/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s