Google Earth no Ubuntu

Hoje depois de ler no Inovações tecnológicas sobre Marte no Google Earth fiquei curioso para ver como estavam as imagens e fui baixar pro meu Ubuntu 8.10. Fui no site do Google Earth e baixei o .bin da versão  5.0.11337.1968 (beta) para instalar.  A instalação correu sem problema. $ chmod +x GoogleEarthLinux.bin $  ./GoogleEarthLinux.bin Instalação ocorre normal, porém na hora de executar clicando no ícone da área de trabalho o programa parece que vai abrir corretamente, mas fecha-se inesperadamente. Fui executar pelo terminal e vi que aparecia o seguinte erro:

./googleearth-bin: relocation error: /usr/lib/i686/cmov/libssl.so.0.9.8: symbol BIO_test_flags, version OPENSSL_0.9.8 not defined in file libcrypto.so.0.9.8 with link time reference

Para corrigir: Na pasta do Google Earth ( cd ~/google-earth/ ) só movi o arquivo antigo libcrypto.so.0.9.8 e criei um link simbólico para ele da versão do /usr/lib com o mesmo nome:

$ mv libcrypto.so.0.9.8  libcrypto.so.0.9.8.old

$ sudo ln -s /usr/lib/libcrypto.so libcrypto.so.0.9.8

Feito isso é só rodar  o bicho que funciona normalmente. =D

Obs: Em relação as imagens de marte, eu não curti muito.

6 thoughts on “Google Earth no Ubuntu

  1. Leonel

    Fábio, depois de instalar o meu google earth 5.0 no ubuntu 8.10, apareceram duas janelas

    A primeira diz:
    Não foi possível criar o diretório:

    /root/.googleearth/Cache

    E a segunda:

    O Google Earth não pôde gravar no cache atual nem no local do arquivo myplaces. Os valores serão definidos da seguinte maneira:
    Caminho de Meus lugares: “/home/leonel/.googleearth”
    Caminho do cache: “/home/leonel/.googleearth/Cache”

    Você tem alguma dica pra me ajudar a fazê-lo funcionar?
    Obrigado
    Leonel

  2. João

    Valeu Fábio, sua dica funcionou muito bem para mim.
    Quanto ao problema do Leonel: tive o mesmo problema, pra resolver:
    1- como tinha uma versão anterior removí o diretório .googleearth que fica embaixo do /root
    2- mudei as permissões do /root para 775 (chamod 775 /root
    3- removí o diretório .googleearth que fica embaixo do meu perfil (/home/joao) no teu caso /home/leonel.

    quando vc executa o aplicativo ele recria os diretórios necessários.

    Um abraço,

Deixe um comentário

